quinta-feira, 26 de maio de 2022

Doidas e Santas


                         Doidas e Santas

O livro quando é bom a gente acaba lendo duas vezes. Três, talvez. Isso aconteceu comigo com Doidas e Santas da Martha Medeiros. Sou fã incondicional da autora. Já fui à duas noites de autógrafos dela na livraria da Travessa em Ipanema aqui no Rio de janeiro.

Na primeira vez que vi Martha Medeiros de perto num de seus lançamentos, a medida que ia me aproximando dela para ter meu livro autografado, eu tremia incontrolavelmente. Nesse dia ela até achou engraçado.

Na verdade, a primeira vez que li Doidas e Santas, creio que tenha sido logo que ele foi lançado.

Ano passado na fila das Lojas Americanas vi o livro perdido numa prateleira de chocolates e, sem pensar duas vezes, o comprei, comprei feliz da vida, achando que nunca o tinha lido. Depois da página trinta e poucas é que me liguei que já havia lido esse livro há uns dez anos mais ou menos. Então, continuei, pois agora, um pouquinho mais velho e depois de tantos acontecimentos na minha vida, tenho alguns pensamentos meio diferentes dos daquela época.

Pra minha surpresa, reler Doidas e Santas me fez relembrar de muitas coisas da minha vida, do Brasil e da vida dos outros e pude constatar que os textos de Martha Medeiros continuam muito atuais e encaixam-se perfeitamente aos acontecimentos dos dias de hoje, falando de Amor, família, amizade, cinema, viagens, erros e acertos pertinentes  à vida de qualquer ser humano.

Super recomendo essa leitura!

                             Sérgio Ricardo Fonseca