quinta-feira, 8 de julho de 2021

Gente do Rio, Rio da Gente


Gente do Rio, Rio da Gente

Quando criança não era muito fã de estudar História até o momento – na 6° ou 7° série – em que tive meu 1° contato com a História do Egito e me apaixonei. A partir daquele momento comecei a ver a História por um outro ângulo, como algo necessário à humanidade, pois comparava os acontecimentos passados com o que estava vivendo naquele momento.

E a História é isso: estudar os fatos passados para compreendermos o presente e evoluirmos no futuro.

Depois do meu fascínio com a História Antiga, tomei gosto pela História do Brasil que - tirando a mancha da escravidão dos povos africanos e a extensão do tempo dessa exploração na sociedade brasileira – é tão rica de acontecimentos importantes quanto a História de qualquer outro povo.

Costumo ler tudo: livros, jornais, revistas, cadernos antigos, etc. e, mexendo na parte baixa da minha estante, achei este livro de História do Rio de Janeiro da 3°série e decidi ler.

Foi ótima a leitura, poder relembrar de momentos não só da História do Brasil como também da História do Rio de janeiro, rever as fotos e aprender um pouco mais.

É uma ótima leitura para crianças, jovens e adultos que, assim como eu, gostam de saber o que aconteceu no passado! Recomendo!

 

Sérgio Ricardo Fonseca


 

sábado, 3 de julho de 2021

O Segredo da Dinamarca

 


O Segredo da Dinamarca

Gosto muito de presentear e um dos presentes que mais gosto de dar é um livro, por isso, sempre peço três opções de títulos os quais a pessoa gostaria de ganhar. Mesmos assim, as vezes, não encontro nenhum dos títulos sugeridos, então tenho que usar minha intuição e uma dose imensa de achismo baseados tanto na personalidade quanto no estilo de leitura do presenteado. Foi exatamente isso que aconteceu no meu primeiro encontro com a Obra O Segredo da Dinamarca.

Era uma tarde de sábado, aniversário de um amigo que queria ganhar um livro de presente e me deu três títulos para que eu escolhesse um. Pois bem, fui à três livrarias e não encontrei nenhuma das opções. Olhei para baixo e vi este livro. Achei a capa fofa, bonitinha mesmo e peguei para ler do que se tratava. Para minha surpresa, pensei ter tido muita sorte ao encontrar este título, pois o meu amigo, assim como eu, adora viajar, conhecer lugares, pessoas, sabores e costumes novos e O Segredo da Dinamarca relata a experiência de Helen Russell, uma jornalista britânica, ao ter que se mudar para a Dinamarca por causa do sonho do seu marido em trabalhar na Lego.

Durante a leitura, fui transportado para cultura de um dos países com o maior índice de habitantes felizes do planeta. Eu não tinha ideia do quão organizada e preocupada com o bem-estar social do cidadão é a sociedade dinamarquesa. Com um texto leve e fluído a autora parece que está conversando com seu leitor enquanto relata sua enriquecedora experiência, a qual mudou sua concepção de vida em sociedade.

Comprei o livro na esperança de que ele fosse me emprestar um dia. Como isso não aconteceu, comprei um exemplar para mim e foi um dos melhores livros que já li na vida.

Recomendo!

Boa leitura!

Sérgio Ricardo Fonseca  


Oswald de Andrade - Biografia

 


Oswald de Andrade – Biografia

            Há quem diga que “nada acontece por acaso”, outros acreditam que “tudo tem uma razão de ser” ou mesmo “coincidência do destino”, mas seja qual for a crença nos acontecimentos da vida, o fato é que agradeço sempre ao universo a oportunidade de estar naquela feira de livros num Shopping em Curitiba, naquele momento em que olhei para a capa deste livro e me encantei.

            A verdade é que desde os tempos da faculdade de Letras, o Modernismo me fascinou assim que comecei a estuda-lo. Achava muito corajoso o grupo de artistas e intelectuais que começaram a pensar o Brasil de uma maneira a romper com os padrões estético-artísticos vigentes na época e criar uma arte genuinamente brasileira. Isso foi um ato muito inteligente de todos os envolvidos.

            O que mais me chamou a atenção quando olhei para este livro na prateleira não foi o fato da beleza da capa somente, mas por ser a biografia de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

            Como estudante de Letras no início dos anos 2000, fui estudando cada período literário cronologicamente e o último a ser estudado foi o Modernismo. Ai, acabei a faculdade e fiquei com gostinho de “quero mais”. E fui lecionar, estudar, visitei muitas exposições em alguns países, li vários livros em Português, Inglês e Espanhol, li Macunaíma de Mario de Andrade, mas ainda faltava saber um pouco mais sobre Oswald de Andrade. Graças ao “destino” tive a oportunidade de encontrar esta Obra onde pude entender Oswald de Andrade: sua vida familiar, seu amor não só pela cidade de São Paulo, mas pelo Brasil – país este onde lutou para abrir os olhos de políticos e a classe dominante da época para que guiassem o país na direção da modernidade e do progresso – seus amores, seus ideais e tudo mais.

            A autora Maria Augusta Fonseca relata a vida e a Obra do escritor indo e voltando nos fatos mais marcantes da vida dele, a sociedade brasileira da primeira metade do século XX, fazendo um cruzamento com os acontecimentos históricos mais importantes da época.

            Para quem quer conhecer melhor o Modernismo no Brasil, leia Oswald de Andrade –  Biografia


Sérgio Ricardo Fonseca


Iniciação à Literatura Brasileira

 


Iniciação à Literatura Brasileira

            Amante de Literatura que sou, quando vi este livro numa feira literária, foi amor à primeira vista. Nem acredito nisso entre os seres humanos, mas entre seres humanos e livros, sim!

            Na graduação em Letras tive acesso aos mais diversos livros sobre o tema e durante o exercício da minha profissão também, mas como conhecimento nunca é de mais, comprei mais este título e não me arrependi.

            O livro passa pelos períodos literários (movimentos literários) destacando os fatos e os autores mais relevantes de cada período, fazendo uma comparação - pois discorre com bastante propriedade sobre as transformações que a Arte sofreu, de modo geral, desde o início do Modernismo até os dias atuais - com a produção literária contemporânea sem ser maçante, deixando para o leitor a tarefa de escolher seu movimento literário mais marcante, o que mais contribuiu para a formação de sua identidade literária. A gente começa e não quer parar de ler. Uma ótima leitura para os amantes de Literatura Brasileira.


Sérgio Ricardo Fonseca